Revisão F1 2016

A série de corridas de Fórmula 1 da Codemasters evoluiu de pequenas maneiras ao longo dos anos, mas como os carros de F1 do mundo real, o diabo está nos detalhes. Ajustes que podem parecer servis de longe podem ter um impacto significativo na prática. Não é até a borracha pegar a estrada que podemos realmente ver o quão melhor uma experiência de condução F1 2016 realmente oferece. Este é um jogo que capta habilmente a emoção das corridas e a satisfação de executar uma estratégia vencedora. Com controles de carro exigentes e autenticidade aumentada que alimentam a emoção das corridas de alta velocidade, o F1 2016 é o melhor que a série já viu.

A corrida na F1 2016 é emocionante e tensa, em grande parte devido a um modelo de física aprimorado que define a relação entre seu carro e a pista. Agora, os pneus frios têm ainda menos aderência no início da corrida, e as rodas gastas o forçam a ter cuidado ao acelerar nas curvas. A aderência não é novidade para a série, é claro, mas a maneira como os pneus evoluem através de quilômetros de retas e zonas de frenagem parece mais autêntica do que nunca.

Não só a aderência parece mais realista, mas os mecanismos de suporte ao redor também foram aprimorados para capacitá-lo como motorista. A importância de se comunicar com seu engenheiro é enfatizada mais do que nunca, permitindo mudanças de estratégia se você se esforçar demais e desgastar seus pneus muito cedo na corrida. Foram adicionadas voltas de formação, permitindo que você aqueça seus pneus e freios antes do início da corrida, o que proporciona uma sensação palpável de antecipação ao início de cada corrida. Além dessa tensão, está a opção de partidas manuais. Esses reflexos rápidos são recompensados, pois você é desafiado a manter o motor na rotação ideal mantendo o acelerador pressionado, liberando a embreagem apenas quando as luzes se apagam. Solte tarde demais e espere ver muitos carros ultrapassando você antes da primeira curva. Solte cedo demais e você será punido com uma penalidade de drive-through.

Esse é o núcleo do que faz da F1 2016 uma experiência tão agradável. O ato de equilíbrio entre habilidade e estratégia de corrida parece certo pela primeira vez na série. Talvez você tenha se esforçado demais com um conjunto de pneus ultra macios no início da corrida. Você muda para uma estratégia que incorpora um pit stop extra? Ou você tenta lutar com os pneus escorregadios pela pista por algumas voltas? Essas são as decisões que você deve tomar na F1 2016, ao mesmo tempo em que tenta atingir cada ápice, gerenciar combustível e evitar seus concorrentes.

Se você colidir na pista, os acidentes são mais espetaculares do que nunca. Os braços de suspensão se dobram enquanto você desvia uma parede em alta velocidade, e fragmentos de fibra de carbono disparam como confetes quando sua asa dianteira prende outro carro. O sistema de repetição permite que você retroceda o tempo se perder uma curva e se aproximar de um concorrente, mas você deve se acostumar a evitar acidentes. Grandes acidentes são seguidos por um carro de segurança que dirige à frente do grupo, diminuindo a velocidade, enquanto o novíssimo carro de segurança virtual exige que você limite sua própria velocidade nas áreas da pista onde carros danificados estão sendo recuperados. O F1 2016 reflete a realidade “tudo pode acontecer” das corridas de F1. Tudo isso se combina para criar uma experiência emocionante, onde cada volta na pista parece crítica.

Cenários dinâmicos de clima permitem controlar o clima durante corridas personalizadas. Um novo controle deslizante da luz do sol permite que você selecione a que hora do dia você corre – até o ponto de permitir a corrida no Circuito Marina Bay Street de Cingapura, uma pista que normalmente só vemos à noite, em plena luz do dia. Também há um novo circuito no jogo deste ano, graças à recente adição do Circuito da Cidade de Baku no Azerbaijão. Enquanto isso, iluminação aprimorada, mais detalhes ambientais e 60fps maravilhosamente fluidos nos consoles e no PC ajudam a dar vida a cada faixa.

É na seleção dos modos de jogo que a F1 2016 parece muito menos revolucionária, no entanto. Este ano tem as mesmas opções rápidas de corrida e carreira vistas em edições anteriores, sem nada de novo adicionado. O jogo oferece alguns toques novos, como o multiplayer de 22 pessoas e a capacidade de escolher a etnia do seu motorista, embora, infelizmente, não haja motoristas do sexo feminino. Uma omissão decepcionante, especialmente considerando o quão comuns as mulheres testadoras se tornaram no esporte.

Embora os modos sejam familiares, a ação na pista da F1 2016 é a melhor que a série já viu. Esteja você entrando nos boxes para tirar proveito de um carro de segurança virtual em Mônaco, gritando em torno de Eau Rouge com um par de super macios ou girando bruscamente para evitar um incidente de corrida, a F1 2016 é frequentemente emocionante. A física aprimorada garante que o ato de dirigir seja divertido, e trabalhar com seu engenheiro para criar uma estratégia vencedora é profundamente gratificante.

Os problemas técnicos da edição do ano passado se foram, substituídos por um jogo que ronrona na pista como uma máquina bem lubrificada. F1 2016 é um jogo de corrida fantástico, divertido de jogar, independentemente de você gostar de enfrentar um modo de carreira completa ou preferir uma corrida rápida de cinco voltas em seu circuito favorito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *